sábado, 10 de abril de 2021

O BIG BANG DE UM UNIVERSO MUSICAL


“Quando abri meus olhos, me encontrei perdido

No tempo e espaço, me demoro nortear “

 

A arte surge na cabeça do artista como um big bang. Uma ideia infinitamente minúscula, comprimida ao extremo, começa a pulsar. E quando menos se espera ela explode e se expande em poemas, narrativas, músicas, filmes.

Um videoclipe é um encontro de duas artes. De um lado a letra, os versos contando uma história, imaginada ou não, que ganha a beleza da melodia. Do outro o roteiro que vira movimento cristalizando em cenas o que a canção gostaria de dizer. Quando o encontro se expressa em um abraço fundindo música e cena em movimento o que temos sempre é arte bem legal de se apreciar.

O videoclipe da música Universo, interpretada por Vitor Lacerda e Maisa Santos, fruto da Lei Aldir Blanc, tem encantado pela canção em si e pelas imagens que traduzem a mensagem da letra. E como em um big bang, podemos estar diante do surgimento de um novo universo musical na cultura mutuense.



            Como o blog Mutum Cultural vem fazendo, registramos nesta postagem a realização deste produto e um bate papo com um dos autores, Vitor Lacerda.

           

- ENTREVISTA-

Como surgiu a ideia de um videoclipe para a música?

Fui contemplado na categoria de single musical + videoclipe, então sempre estive pensando em como seria o clipe enquanto estávamos gravando a música. Como a canção tem uma letra bem leve, pensamos em fazer algo leve no clipe, utilizando a própria natureza.



Sobre a música, é de sua composição?

É sim! A composição conta uma lembrança de amor, mas tem várias referências da física. Como sou estudante de física, isso não podia faltar! Termos como “tempo e espaço” fazem parte da composição, que é um Pop/Nova MPB.

 

Qual é o seu processo de criação? Você se inspira em algum artista?

Primeiramente escrevi a letra e depois compus a melodia. Nesse processo a letra sofreu algumas mudanças por conta da melodia escolhida, mas foi um processo bem natural. Minha principal inspiração e referência musical é o duo Anavitória. Estou sempre cantando músicas delas junto com a Maisa.

 

O videoclipe seguiu um roteiro elaborado previamente ou foi na base do “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”?

O videoclipe foi todo elaborado antes! Fizemos algumas reuniões com o Reinan Cardoso (diretor do clipe) para definir as cenas, as referências utilizadas, os elementos que iriam compor o clipe (como o colchão e o microfone), a paleta de cores e diversos outros detalhes.

Sobre a participação da Maisa Santos, o projeto foi concebido com ela antes de ser inscrito ou o convite veio depois?

Maisa e eu temos uma história muito unida e centrada na música. Apesar de sermos primos, nos conectamos fortemente participando da Banda Musical Mutuense. Sempre cantávamos juntos em qualquer situação, então quando eu soube da oportunidade da Lei Aldir Blanc, já falei logo com ela. Eu ainda tinha apenas a letra da música, então fomos construindo tudo juntos. Desde o princípio, antes de inscrever o projeto, já estávamos juntos concebendo a ideia.

 

Além deste projeto e do VÍDEO CURTO: TOUR CULTURAL: Espaços e Expressões culturais, mais projetos seu que foram aprovados?

Tive apenas esses dois projetos aprovados e fico bem feliz por eles serem muito parte de quem eu sou. No Tour Cultural, eu apresentei sobre expressões culturais que fazem parte da minha vivência. E na música e clipe de Universo, Maisa e eu mostramos nossa capacidade musical, com a presença de harmonias entre nossas vozes e também de instrumentos que tocamos, como o clarinete e a flauta transversal.

 

Há outros videoclipes a caminho?

No momento estamos focados na divulgação de Universo, mas já estamos planejando uma versão diferente da música com um novo videoclipe também!











MAIS MÚSICA NO MUTUM CULTURAL

JOÃO LUIZ

LÍVIA LACERDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário