quarta-feira, 7 de abril de 2021

MUTUM TEM XOTE E TEM BAIÃO


 "Cada verso que eu canto 
tem a força de um baião, 
cada coco repicado 
bate no meu coração..."

Da música Mutum Preto


Com o intuito de deixar registrado o boom cultural em nossa Mutum iniciado ano passado com a viabilização da Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.071/2020) pela Secretaria Municipal de Cultura, sob a coordenação de César Tomé, que reverbera ainda na concretização dos projetos contemplados, muitos deles este ano, com apoio e acompanhamento da atual gestão, fazemos nesta postagem o registro do EP Tem xote e tem baião, de Lívia Lacerda 


LÍVIA LACERDA POR LÍVIA LACERDA

A música é uma harmonia de notas que mexe com a nossa alma. Eu venho de uma família de músicos, meu avô, por exemplo, comprou uma sanfona de segunda mão e tocava para os netos, inclusive foi a sanfona que usamos na gravação deste EP, e, assim, foi surgindo o gosto pela música. Hoje, em encontros de família, não podem faltar um violão, uma sanfona, um piano e muitas vozes.

Eu comecei a estudar música aos meus 6 anos e ao 10 ano fui  a cantar na matriz da minha cidade. Já aos 17 anos me formei em técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música localizado na cidade de Manhumirim.

Também comecei a pintar panos aos 11 anos de idade, sempre gostei de trabalhos manuais. Pintei muitos panos e, também, fui contemplada com mais dois projetos de pinturas em tecido pela Lei Aldir Blanc -  Pintura em tecido: “Uma rosa e seus detalhes” e “Arquitetura das igrejas católicas mutuenses” (Este se encontra no acervo cultural da Casa da Cultura da cidade de Mutum) . A capa do meu EP foi uma pintura feita por mim também.




"Hoje eu acordei mais cedo, 
abri a janela pra deixar o sol entrar
E a brisa leve sussurrou no meu ouvido: 
vida leve, leve a vida que levar..."

Da música Um dia tudo vai voltar


-UM BATE PAPO COM O BLOG-

O que te levou a produzir o EP Tem xote e tem baião?

A gravação deste EP foi um ponto importante em minha carreira como artista e, por meio da Lei Aldir Blanc, a possibilidade de realizar esse sonho.


Este é seu primeiro trabalho ou ele é precedido de outros?

O EP “Tem xote e tem baião” foi meu primeiro trabalho autoral e  também a primeira vez que utilizo meu nome como título principal de um trabalho cultural, todas as outras vezes utilizei o nome de Bandas que participai. As músicas foram compostas em parceria com meu irmão Rafael de Lacerda Moreira que também é músico multiinstrumentista.


"Sua força se esvaiu um dia, 
fez você esmorecer...
"

Da música Estrela guia

 

O que podemos encontrar no EP?

O EP “Tem xote e tem baião” tem a intenção de entregar um ritmo gostoso e que eu adoro cantar e dançar. O trabalho

conta histórias marcantes da minha vida como a música “Estrela Guia” uma homenagem à minha amada avó materna.  Na música “Um dia tudo vai” que nos faz refletir sobre a vida, a família e as pessoas queridas que encontramos no caminho. A canção “Me nota benzinho” é pra dançar bem juntinho, pois fala de amor de uma forma bem divertida. Já a música “Mutum Preto” conta a história da cidade de Mutum, lugar que fui criada e que tenho um grande carinho. Todas as músicas com ritmos de forró para todos poderem dançar e se divertir.


Qual foi a contribuição da Lei Aldir Blanc na realização deste projeto?

Primeiramente foi a parte do financeiro que me ajudou nos custos das gravações.  Também pelo fato de gerar e levantar a cultura da cidade de Mutum. O trabalho autoral gravado e mixado de forma profissional e divulgado nas ferramentas de streaming gera benefícios financeiros para os artistas da cidade, estúdios de gravação e da região também. Acredito que a proporção de um trabalho bem feito sempre leva o nome da cidade.


Você está idealizando ou trabalhando um próximo projeto musical?

Sim, mas é segredo ainda. Já tem uns rabiscos de letras de músicas novas sendo feitas, acompanhando sempre ao som da sanfona.

 



"Me nota, bem, me nota, eu juro eu quero te amar, 
passar a mão em teu cabelo e daí lascar o beijo 
enquanto o xote não para de tocar."

Da música Me nota Benzinho


PARA OUVIR O EP


NO YOUTUBE

NO SPOTIPY

 


 BLOG: VEJA TAMBÉM POSTAGEM SOBRE:EP: MOÇA de JOÃO LUIZ


  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário