domingo, 23 de julho de 2017

EXPRESSÕES CULTURAIS NA EXPOMUTUM,



Uma exposição agropecuária é cultura? Pode se dizer que é a oportunidade de levar ao povo a chamada cultura de massa. Um rodeio, sempre a mercê de um debate, pode também ser encarado como algo cultural. Atendendo a demanda de mercado estão os shows.
Ainda que o debate não se encerre aqui se uma exposição agropecuária é ou não é cultura, inegável, no entanto, é o trabalho da Secretária Municipal de Cultura que ocupa um espaço importante na programação da ExpoMutum abrindo território para que as expressões culturais do nosso município se manifeste. O Centro de Convenções Edmundo José da Silva e seu entorno está tomado por atividades que alimentam a nossa sede de visualizar nossa história e, sobretudo, o talento de nossa gente. Você encontra quatro atrações para ver, admirar, relembrar e consumir.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COMO É BOM CONTAR NOSSA HISTÓRIA



Trata-se do Centenário das Folias e Charolas de São Sebastião em Terras Mutuenses. Segundo o secretário de cultura César Tomé, a proposta da exposição é contar um pouco dos 100 anos desse modo de expressão chamado charola em terras mutuenses. Não se trata apenas de contar a história do grupo que se iniciou e continua na ativa, mas de trazer manifestações do passado e do presente que contribuem para a riqueza cultural dessa forma de expressão. Há na exposição fotográfica, organizada pelo secretário de cultura, com trabalhos de Genilton Elias e Giancarlo Almeida, além do grupo formado especificamente para celebrar o centenário dentro do IV Encontro de Charolas e folias de São Sebastião em Mutum, a se realizar no dia 17 de setembro.
Na oportunidade, o Blog Mutum Cultural conversou com o sr. Nilton José da Silva (Nilton do Lot), um dos membros do grupo de trabalho, que além da sua história dentro dessa história maior que abrange mais de um grupo, nos mostrou os momentos marcantes, o início de tudo quando Antônio Chumbinho e Modesto Teixeira exerceram o pioneirismo nos idos de 1917. Para seu Nilton a exposição fotográfica traz a memória do povo para a geração mais nova visualizar a cultura do passado. “100 anos não é 100 dias.” Salientou.



IRIA & SEBASTIANA



O primeiro CD da dupla Iria & Sebastiana, O Dono do Milagre, é outra amostra da nossa cultura.
Unindo a tradição da música sertaneja raiz com a mensagem evangélica, a dupla lança seu primeiro CD de composições próprias.


OS QUADROS DE CÉLIO RAFAEL

Outra atração cultural são os quadros do pintor Célio Rafael. Com temas que variam de animais a flores, são quadros que podem decorar qualquer ambiente.




OS ENTALHES DE ANTÔNIO MARCOS



Divulgado no grupo do nosso facebook, a esperada exposição das esculturas em madeiras de Antônio Marcos (Nego) do distrito de Roseiral estão primorosamente espalhadas pelo gramado para serem apreciadas e adquiridas. O seu trabalho pode ser acompanhado in loco.

Sobre a importância desse espaço conquistado pela secretaria municipal de cultura para que as manifestações artísticas viessem a tona em dias de comemorações, Antônio Marcos nos disse que ver muita importância pela divulgação e valorização do trabalho da arte e cultura de Mutum. As pessoas de fora que visitam os trabalhos, vê com entusiasmo e adquirem peças para assim ter em mãos o talento mutuense que se manifesta de diferentes formas. Há inclusive a constatação que em nada deixamos a desejar para outros lugares com maiores possibilidades.
Os trabalhos de Antônio Marcos já foram expostos na
Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos lembra.
Ainda dentro da valorização da cultura mutuense lembramos a apresentação da Banda Musical Mutuense na abertura da ExpoMutum, quarta-feira.



Visite as expressões culturais no Centro de Convenções Edmundo José da Silva, no Parque de Exposições. Hoje será o último dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário