segunda-feira, 17 de julho de 2017

A VIDA DÓI?!: SOMOS CONFLITO

“Falo com meu corpo, e isto sem saber. Digo, portanto, sempre mais do que sei. É aí que chego ao sentido da palavra sujeito no discurso analítico. O que fala sem saber me faz eu, sujeito do verbo.”
Jacques Lacan

Com suas crônicas publicadas em seu blog, Evaristo Magalhães, filósofo e psicanalista, professor e escritor, ipanemense,
portanto, da nossa região, tem nos levado a refletir sobre a nossa existência, os nossos desejos de amar e ser amado em um mundo onde prevalece o incentivo ao individualismo. Ele chama a nossa atenção para nossas constantes perdas e a necessidade de nos ajeitarmos, não só no nicho, mas em nossa consciência do que realmente somos.
Mutum Cultural não só está acompanhando o lançamento do livro A VIDA DÓI?! de Evaristo Magalhães, como teve a oportunidade de entrevistá-lo. Compartilhamos esse bate papo com nossos leitores na intenção de que possamos entender os objetivos da obra.

MUTUM CULTURAL: Gostaríamos que, antes de conversarmos sobre o livro, você se apresentasse para nossos leitores de Mutum e região:
EVARISTO MAGALHÃES: Meu nome é Evaristo Magalhães. Nasci em Ipanema-MG. Estudei Filosofia e Psicologia na UFMG. Sou mestre em Educação e doutor em Clínica Psicanalítica pela UFMG. Atualmente, sou professor universitário e escritor.

MUTUM CULTURAL: O livro A VIDA DÓI?! quer transmitir
para o leitor qual recado? Suas postagens no seu blog estão presentes nessa obra?
EVARISTO MAGALHÃES: O livro A VIDA DÓI?! Trata de uma seleção de crônicas que publiquei no meu blog nos últimos dois anos. Atualizamos, organizamos e fizemos uma revisão criteriosa dessas crônicas. Meu objetivo é falar o quê do amor não é amor. O quê da felicidade não é felicidade e o quê da vida não é bem vida. Com isto, pretendo colocar meu leitor no que a psicanálise chama de inconsciente, no sentido de como cada um irá se arranjar com isto.

MUTUM CULTURAL: Ficaram criativo e sugestivo os pontos, de interrogação e exclamação, no título. Foi intencional?
EVARISTO MAGALHÃES: O título do meu livro vem acompanhado –propositalmente – de uma interrogação e de uma exclamação. Na vida, nada é constante e regular. Regularidade e constâncias dizem respeito às ciências exatas e da natureza. Quanto aos sentimentos, só nos resta o contraditório. Ninguém só é amado: amamos e desamamos. Tendemos a crer apenas no amor e na felicidade. Meu livro, busca com clareza e leveza, trazer à tona esse outro lado do nosso existir que é real, que tanto nos perturba e que tanto tememos.

MUTUM CULTURAL: Qual a relação de A VIDA DÓI?!  para CRÔNICAS PARA AMAR, lançado ano passado?
EVARISTO MAGALHÃES: Este livro, na verdade, é uma
Livro do autor lançado em 2016
continuidade do primeiro. O que difere são as leituras que venho fazendo – uma vez que todas as minhas crônicas nasceram das obras de um psicanalista francês que gosto muito chamado Jacques Lacan. O que li para este livro é bem diferente do que li para o primeiro.

MUTUM CULTURAL: Como surgiu a ideia de traduzir em crônicas a sua experiência como psicanalista? A experiência de ser professor está em suas crônicas?
EVARISTO MAGALHÃES: Sim, como professor, eu nunca dei aula para os cursos em que me formei. Atualmente leciono para médicos e advogados. Deste modo, tive que aprender a traduzir a psicanálise e a filosofia com clareza e leveza. Assim, tento levar para as crônicas essa experiência que vivencio na docência.

MUTUM CULTURAL: Você lançará o livro em Ipanema-MG, sua cidade natal. Quais são as suas expectativas?
EVARISTO MAGALHÃES: Saí de Ipanema com 19 anos. Era uma cidade com grande efervescência cultural. Inclusive, cheguei a participar de vários festivais de música. Em minha casa corria muitos livros, discos e revistas. Ao sair à rua, inevitavelmente, eu sempre me deparava com alguém tocando Belchior, Raul Seixas, Caetano Veloso e Chico Buarque. Grande parte do que sou, devo a essa cidade. Fico muito honrado, 30 anos depois, de poder voltar aqui para uma festa de lançamento de um livro meu. Espero rever os amigos e familiares. Espero fazer novos amigos e conhecer, pessoalmente todos que me seguem nas redes sociais – inclusive aqueles que moram nas cidades próximas a Ipanema. Faremos uma grande festa no dia 21 de julho, às 19h00, no Salão Paroquial. Espero todos lá.

"Normal é quem não se acovarda diante das certezas da vida. Normal é quem consegue se arranjar com seus enigmas. Normal é que não se aliena nas ilusões da cultura. Normal é quem consegue carregar pela vida isso que ninguém sabe direito o que é." 

Evaristo Magalhães - Psicanalista


MUTUM CULTURAL: Para você, qual é o principal conflito interior que o ser humano vivencia hoje?
EVARISTO MAGALHÃES: Não existe um principal conflito que atinge o ser humano. Somos conflito. Perderemos pessoas queridas. Nunca seremos amados como gostaríamos. Enfim, viver é ter que se haver com a dor de existir. A questão é o que fazer com isso. A questão é como se arranjar com isso.

MUTUM CULTURAL: Tem projeto para outros livros?
EVARISTO MAGALHÃES: Sim, acho que não vou parar de publicar livros nunca mais. Rsrs.

MUTUM CULTURAL: Deixe uma mensagem para os leitores do blog MUTUM CULTURAL:
EVARISTO MAGALHÃES: Quero convidar todo mundo de Mutum e de todas as cidades próximas, para estar comigo em Ipanema, sexta-feira, dia 21/07/2017, às 19h00, no salão paroquial, para celebrarmos esse momento de alegria. Fiz o lançamento em BH, dia 08/07/2017, na Leitura do Pátio Savassi. Depois de Ipanema, sigo para São Paulo. Farei o lançamento na Casa das Rosas, na Avenida Paulista. Depois lanço no Rio de Janeiro. Aguardo Vocês.


Links relacionados:
LIVROS DO AUTOR NA LOJA VIRTUAL DA EDITORA GIOSTRI:
https://lojavirtual.giostrieditora.com.br

BLOG DO AUTOR:
https://evaristomagalhaespsicanalista.com/

EVENTO DE LANÇAMENTO EM IPANEMA-MG
https://www.facebook.com/events/1427588660665316/





Nenhum comentário:

Postar um comentário