terça-feira, 26 de julho de 2016

VÓRTEX CEREBRAL: MAIS QUE UMA VIAGEM

PROJETO CAPARAÓ UNDERGROUND

O Blog Mutum Cultural pressentindo a efervescente cena underground em torno do Pico do Caparaó, incluindo o norte fluminense, Zona da Mata Mineira e a Vertente Oriental Capixaba, se propõe a fazer uma série de registros desse movimento que reúne verdadeiros guerreiros de diversas cidades em eventos alternativos, fazendo com que aquele sonho que nós temos, ou tivemos quando jovem, de formar nossa banda e expressar nossos anseios, ensaiando em garagens de nossas casas, tomam palcos de afirmação fazendo ressoar resistência e persistência, apesar dos percalços encontrados.
Foi a partir dessa constatação que nasce o projeto Caparaó Underground.
Nessa primeira postagem, ressaltando as pré-postagens do projeto sobre as bandas PURGATORY ROAD e COMPLEXO 55, ambas de Mutum-MG, entrevistamos a banda VÓRTEX CEREBRAL, de São José do Calçado. Veja o que seus integrantes compartilharam conosco:


O INÍCIO DE UMA BANDA

A Vórtex Cerebral surgiu no dia 26 de abril de 2015, em São José do Calçado (sul do Espírito Santo), idealizado por Wadson Gonçalves, Dorismar Andrade Bernardi e Stanlay Goncalves. A primeira formação da banda teve Wadson Gonçalves (Vocais/Guitarras); Stanlay Gonçalves (Guitarras), Lúcio Rocha (Baixos), e Dorismar Andrade (Bateria).

Dias após os primeiros ensaios, Stanlay Gonçalves deixou o posto de Guitarrista, abrindo audições para ocupar o cargo do mesmo. Foram feitos testes com alguns músicos, e após alguns testes, Alan Morais foi convidado a ser o novo Guitarrista da banda. A princípio (e até hoje), a banda sofre um pouco com relação a PAs (PA = "Public Address", refere-se às caixas de som cuja intenção principal é o som destinado ao público.), pois ainda não temos estrutura para a realizado de um show de médio/grande porte, e também sofremos um pouco com a escassez de eventos.


O NOME DA BANDA


O nome Vórtex Cerebral surgiu depois de uma brincadeira entre o vocalista e o antigo baterista, andando pelas ruas da cidade. Simplesmente Dorismar disse: "Cara, você está meio louco hoje, parece que seu cérebro sofreu um Vórtex Pineal". Após o episódio ocorrido, a banda resolveu adaptar o nome Vórtex Cerebral (logo após a entrada de Alan Morais na banda), após um longo diálogo para decidir qual seria o nome da banda.


O QUE MARCA UMA BANDA

O show mais emblemático da banda foi realizado no Rancho Vitória, em São José do Calçado, quando fechamos a noite do encontro de músicos, onde encontravam várias pessoas.

As principais influências da banda são as bandas: Aborto Elétrico; Legião Urbana; Capital Inicial; Metallica; Red Hot Chilli Peppers; e System Of A Down.
Cada membro em si tem uma característica marcante, que ajuda a completar a banda como um todo. Somos oriundos das raízes do movimento punk de São José do Calçado e região, costumamos dizer que temos algumas influências do pessoal da turma da colina de Brasília, em 1976.



UM PANORAMA DA ATUALIDADE

Atualmente, o cenário underground do sul do Espírito Santo e Norte Fluminense apresenta-se um pouco instável, mas, a galera que realmente apoia a cena não abandona o barco. Hoje em dia sobra boa vontade e falta um pouco de organização, talvez se as coisas se equilibrassem mais, talvez se todos se reunissem em um único prol, a cena underground formaria mais bandas no cenário brasileiro atual. Na região da Zona da mata de Minas Gerais a situação encontra-se um pouco melhor, atualmente, mas, não mudando muito de uma região para outra.



NA LABUTA

Atualmente estamos trabalhando em um CD chamado "Ratos De Terno" onde estamos gravando as faixas "Ratos De Terno"; "Da Selva Ao Asfalto" "Música Urbana 3"; "Homens Da Lei"; que são músicas que falam sobre o sistema atual em que vivemos, e falam sobre experiências relacionadas aos músicos da banda.



COMPARTILHANDO

Um recado para a galera que quer ver as bandas subirem de patamar... APOIEM! Vemos hoje em dia vários estilos nos quais os músicos são apoiados pelas pessoas... Isso não acontece muito no rock. As pessoas dizem que apoiam, mas, se forem pagar R$20,00 para ir a um Underground, elas pensam duas vezes, e muitas vezes, não vão.
Para a galera que quer montar banda nova... Se é o que gostam de fazer! Façam com amor a profissão, porém, também deem valor aos seus trabalhos. Valorizem-se, tornem-se importantes, e serão recompensados com os frutos dos seus trabalhos, mais cedo ou mais tarde.
Ah, vale a pena ressaltar que a banda atualmente está em processo de audição para a escolha do novo baterista e processo de migração para São Paulo - SP, pois o antigo baterista deixou o cargo.


Nossos agradecimentos aos rapazes do VÓRTEX CEREBRAL e em breve destacaremos mais uma banda ou algum evento, como a Turné União Underground, sábado, dia 30 de julho, em Venda Nova do Imigrante-ES.

Um comentário: