quarta-feira, 27 de julho de 2016

A POESIA DA IMOBILIDADE DE ELPÍDIO

MAIS UMA SÉRIE DO MUTUM CULTURAL

CORUJAS NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO DE MUTUM-MG

A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

Estamos com essa postagem dando início a mais uma série com o objeto de mostrar nossa cultura e nossa arte. O FOCO DE...
Para estrear nossa série, trazemos um bate papo com esse mutuense que tem suas fotos espalhadas por diversos sites de internet. Suas fotos no site Paronamio já chamava a atenção do blog mesmo antes dele retornar para nosso torrão querido e fazer das nossas paisagens e eventos, sua poesia da imobilidade. Leia a seguir o que Elpídio Justino de Andrade compartilha conosco sobre sua arte de fotografar.

ELPÍDIO E MUTUM

Minha relação com Mutum começou quando meus avós, maternos e paternos, vieram de outros estados e se estabeleceram em Ocidente, em torno do ano 1900 ou pouco mais. Daí teve filhos que se casaram entre eles. Meus pais, Justino de Andrade e Leonora Ricarti Mariano. Deles nasceram 11 filhos dos quais três faleceram ainda crianças, o que era muito comum naquela época. Eu sou o nono desse grupo. Meus pais eram pequenos agricultores.
Nasci e cresci às margens do Rio São Manoel na comunidade de Nossa Senhora das Graças, isso sempre vendo a Pedra Invejada. Estudei em escolas rurais e fiz a prova do primário no grupo escolar Francisco Campos aqui na sede. Fiz aqui a Admissão ao Ginásio, mas não pude prosseguir devido a dificuldades financeiras.
PRIMEIRA EUCARISTIA DO FILHO VITOR

PARA ALÉM DA INVEJADA

Daí, saí em busca de melhores condições de vida já que não me via ganhando a vida na agricultura e sempre tive vontade de estudar e crescer na vida. Todavia, sempre sonhei voltar para minha terra natal que jamais esqueci e amo de coração.
Com isso vivi no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Paulo e finalmente, em 1975 fui Vila Velha ES onde vivi por 40 anos. Em Vila Velha estudei o ensino médio, fiz faculdade de direito, especialização em direito tributário e pós-graduação em direito administrativo. Ainda na Grande Vitória trabalhei como divulgador musical passando pelas gravadoras, Continental, Odeon, Poligran e Fermata. Depois fui representante comercial, comerciário de discos e trabalhei também, através de concurso temporário, por dois anos na alfandega da Receita Federal do Brasil.
Em 1984 terminei o curso de direito e passei nos concursos para exator e auditor fiscal da Secretaria de Fazenda. Nesse último trabalhei por 30 anos, sendo os últimos oito anos juiz da Corregedoria Fazendária julgando os auditores corruptos ou que cometessem quaisquer atos em desacordo com a lei. Nesse cargo aposentei-me em 2013.
Aposentado, tentei viver em São Paulo, onde meu filho único faz jornalismo na USP.
Não conseguindo viver em SP voltei para Mutum, desta vez na sede do município, com o propósito de colocar minha experiência em prol do melhoramento local.


A PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA

ELPÍDIO NA PANTAGÔNIA CHILENA
A paixão pela fotografia começou pela falta dela, só tenho uma fotografia com um ano e meio, outra com seis anos junto com dois irmãos e poucas outras na escola em meio a centenas de alunos e uma aos 15 no casamento de uma irmã. Bem, como sempre gostaria de ter fotos minhas passei a sonhar em ter uma máquina fotográfica. Com 18 anos, meu pai comprou uma câmera para fazer fotos de binóculos, como forma para eu ganhar um dinheirinho fotografando eventos e pessoas na zona rural. Fiz esse trabalho por algum tempo, mas logo voltei ao sonho de estudar, daí parti para os maiores centros urbanos e parei de fotografar.
Quando pude, uma das primeiras aquisições foi outra câmera que ainda usava filmes, daí segui fotografando por prazer. Como tinha outro grande sonho que era viajar muito e conhecer o país todo, comecei ter gosto por fotografar a natureza, paisagens em geral e minha presença nas minhas andanças.
Conheci todos os estados brasileiros inclusive as ilhas de Fernando de Noronha e Abrolhos, onde mergulhei após fazer o curso de mergulhador amador. Conheci, ainda, seis países; Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, México e Equador incluindo as Ilhas Galápagos.

MINHAS FOTOS

ÁGUA TRANSPARENTE NO PICO DA BANDEIRA
 (ALTO CAPARAÓ)

Hoje meu interesse em fotografar é de registrar a natureza, paisagens, monumentos e coisas históricas além de acontecimentos.
ALTO RIO SÃO MANOEL (MUTUM-MG)
Várias fotografias me chamam a atenção, uma delas foi a foto que fiz do por do sol entre os dois picos da Pedra Invejada, feita a partir da estrada para Ocidente.
Onde mais gosto de fotografar é a nossa região, as pedras, as montanhas, os casarios antigos, as festas locais, os pássaros, etc. Mas por onde ando pelo Brasil e pelo mundo sinto necessidade de registrar.
Posto minhas fotos em vários sites, redes sociais, blogs e outros. Participo de grupos de fotógrafos específicos como o wikeaves e outros. Tenho muitas fotos nos sites; panoramio.com, onde tenho mais de mil fotos, onde há fotografais com mais de 36 mil vistas, posto ainda nos sites braziltur, conheça minas, baixaki.com e outros de menos expressão. Através de vistas nestes sites muitas trabalhos meus foram solicitadas para publicações em jornais, revistas, livros, out doors, etc. Já tive publicações em revista de turismo, capa de revista de economia, livro de geografia, capa de revista de ONGS, diário oficial e jornais. Sempre sem cobrar pela matéria, apenas exijo o crédito do autor. Ganhei alguns concursos de fotografias, com o da prefeitura de Venda Nova do Imigrante, do jornal a Gazeta com o tema Vitória da minha janela, entre outros. Uma foto de minha autoria retratando a cachoeira dos Belmiro no rio São Manoel, foi usada num show de lançamento de um disco do Padre Fábio de Melo em Natal RN e faz o fundo de uma igreja evangélica em Vila Velha.

AOS AMANTES DA FOTOGRAFIA


 A orientação que gostaria de compartilhar com os amantes da fotografia, seria fazer tudo com amor, com alegria e buscar fazer bem feito. Na arte de fotografar a gente passa nossa emoção para quem ver o resultado.
A relação que faço da arte de fotografar com trabalho de registrar a história é pensar que fazemos parte do registro e da história em si. Registrar agora o que amanhã poderá não haver mais.

O recado que deixe aos leitores do blog Mutum cultural é que sejam atentos, tentem entender o conteúdo das fotografias e que recomende ao outros que façam o mesmo.


AS "PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO" DE ELPÍDIO

PEDRA EQUILIBRISTA
(ALTO DA PEDRA DO GASPAR)

INVEJADA VISTA DO LESTE

A INVEJADA VISTO DE SANTA EFIGÊNIA

PEDRA LORENA REFLETIDA NA REPRESA
(AIMORÉS-MG)



FOTOS DE ELPÍDO NO PARONAMIO.COM

CLIQUE NO LINK ABAIXO
 
EM BREVE, OUTROS FOTÓGRAFOS DA NOSSA TERRA

2 comentários:

  1. Agradeço de coração ao Cláudio, por me dar o privilégio de ser matéria nesse blog e ainda ser o primeiro a poder mostrar meu trabalho e relatar um pouco da minha vida.
    Abraços, Elpídio

    ResponderExcluir