domingo, 16 de agosto de 2015

DECANATO POÉTICO VERTICAL: NOVO ESTILO LITERÁRIO

DECANATO POÉTICO VERTICAL



Inspirado em um novo estilo de poesia, andei escrevendo essas ideias que começo a compartilhar no meu blog esse projeto com o título de VERTIKLAUS, em referência à verticalidade do estilo e ao meu pseudônimo no site Recanto das Letras, Klaus Mendes, agrupando os poemas em enquadrilhamentos, de quatro em quatro, até chegar a 40 enquadrilhamentos, e assim termos material suficiente para um pretenso livro.
Veja como a criadora do estilo, Norma Aparecida Silveira de Moraes, sintetiza no site Recanto das Letras, a sua teoria:





TEORIA LITERÁRIA
DECANATO POÉTICO VERTICAL
CRIAÇÃO

NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
ESTE DECANATO É MUITO SIMPLES
DECANATO= 10 VERSOS

01= TÍTULO COM APENAS UMA PALAVRA
02= 10 (DEZ) VERSOS NA VERTICAL, UMA PALAVRA POR VERSO, SE PRECISAR, COMPLETE APENAS COM MONOSSÍLABAS ,SOMENTE PARA DAR COESÃO A FRASE
03= PODE FAZER QUANTOS QUISER
04= FAZER NO MÍNIMO 01

Não sei se a idealizadora do estilo aprovaria meus poemas, afinal, os decanatos poéticos verticais que tenho lido no Recanto das Letras exploram temáticas mais sentimentais e meus poemas são contaminados com a sátira e com as temáticas sociais que me acompanham em qualquer estilo de obra literária que me atrevo.

Decanato poético vertical é um bom jeito de exercitar, sobre tudo para nós, poetas amadores.

Compartilho agora meu primeiro enquadrilhamento do projeto VERTIKLAUS.

VERTIKLAUS
ENQUADRILHAMENTO I
PEDIDO
nenhuma
condição
imposta
impede-me
de
pedir
tua
mão
em
casamento


URBANIDADE

cidade
armada
conflitos
confrontos
confinamentos
desconfortos
aparthaid
apenas
rotina
urbana



REFORMAS

tecido
social
ficou
velho
tentaram
remendar
emenda
pior
que
soneto

SUBORNO

Polícia
Pediu
Documentos
Perguntei
dólar
real
cartão
então
maquininha
apareceu

Obs: O poema Urbanidade foi também postado na minha página no Recanto das Letras RECANTO DAS LETRAS: KLAUS MENDES

Boa leitura e venha também fazer poemas no estilo DECANATO POÉTICO VERTICAL.

2 comentários:

  1. OI POETA, GOSTO DE SEU JEITO DE VERSEJAR. EU TAMBÉM SOU MUITO ECLÉTICA, FALO DE TUDO UM POUCO...PRINCIPALMENTE DA ANTUREZA.
    PODE SIM FICAR A VONTADE. É UM JEITO MUITO PRÁTICO
    O DECANATO POÉTICO VERTICAL...E VOCÊ CONTRIBUIU MUITO
    MUITO SUCESSO PARA VOCÊ. APLAUSOS MIL...

    ResponderExcluir
  2. QUANDO ALGUÉM DIVULGA ALGO NOVO, PRINCIPALMENTE SOBRE ARTES, ESTARÁ DIVULGANDO A POESIA BRASILEIRA, POIS A MAIORIA DOS ESTILOS CLÁSSICOS NÃO FORAM CRIADOS NO BRASIL. É MUITO GRATIFICANTE DIVULGAR UM TRABALHO DO BRAISL.

    ResponderExcluir