sábado, 22 de agosto de 2015

ALDRAVIAS EM LIVRO

NOTA DO BLOG: Cultura de Mutum, mas também cultura pra Mutum, essa é a missão do nosso blog, algo próximo de uma revista cultural. Uma das nossas frentes de batalha é trazer até aos leitores formas novas de arte, e especificamente, estamos trazendo uma forma nova de poesia: Aldravias.
É com esse objetivo que compartilhamos a postagem de Andreia Donadon Leal, uma das criadoras do estilo, apresentando obra publicada de Angela Cristina Fonseca.
Alvíssaras! Novo livro de Aldravipeias da escritora Angela Fonseca.
Quase 5 anos já são passados desde a primeira publicação de aldravias, tempo breve para a publicação de 25 (agora 35) livros de aldravias de poetas de diversos estados brasileiros, e do exterior ... Entre esses tantos livros de aldravias figurará este primeiro LIVRO SOLO de aldravipeias da escritora Angela Fonseca, também professora, mãe, poeta, cronista e outros atributos artísticos que surgirão no correr do tempo. Primeiro livro solo, com temáticas fortes, capaz de enlevar uma palavra da simples condição de palavra à de palavra grávida de sentidos grandiosos, destacando conceitos, sentimentos, sensações, nomes, ou seja, explorando de forma contundente a multiplicidade de sentidos que explodem de cada palavra de uma língua.
Céu, outono, árvore, teias, Minas, paleta, matura/idade, Quintana, panteão, olhares, janelas, lithos e chuva são as palavras que se abrem em temas em cada conjunto de aldravias que compõe este livro. Cada aldravipeia é um ramalhete poético, um convite ao encantamento pelas palavras. Cada aldravipeia é uma

via-láctea
condomínio
estelar
nosso
céu
particular

Depois dessa galáxia de sentidos, fácil justificar o que anteriormente chamei de gravidez das palavras. Mais que isso, essa paleta que é o sumário dos nomes das aldravipeias, com muitas nuances das possibilidades de sentidos, estes inesgotáveis, chama a atenção o termo grego lithos, cujo resgate recicla o conceito de neologismo, este que é compreendido apenas como criação de palavra nova, mas que é também resgate de palavras em hibernação nas fontes originárias de nossa tão melodiosa Língua Portuguesa.
No conjunto temático, para além desses destaques, a sensibilidade artística de Angela Fonseca, impera. A arte das artes, a arte da poesia é a arte complexa da sensibilidade, pois requer a construção de imagens pela representação simbólica das palavras – e domínio das palavras é o que há de sobra na genialidade poética dessa poeta maiúscula que se apresenta nesta coleção de aldravipeias.
Com este livro, ganha o leitor, ganha a poesia, ganha a Literatura Universal.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário