segunda-feira, 22 de agosto de 2016

MUSEU DO TROPEIRO


NOTA DO BLOG: A partir de postagens realizadas por Estêvão Marchesini em seu perfil no facebook, o blog Mutum Cultural procurou saber mais do próprio autor das postagens sobre esse projeto intitulado MUSEU DO TROPEIRO INSTITUTO TREME TERRA ADAIR JOSÉ FONSECA.


Compartilhamos com os leitores do nosso blog uma síntese inicial do projeto.

OBJETIVOS DE UM PROJETO


Resgatar uma tradição cultural que pessoas tiveram em décadas passadas para o desenvolvimento regional.
De concreto temos materiais que mostra como eram transportados os produtos produzidos no município e aqueles trazidos para o município em lombos de muares e carros de bois em viagens duradouras envolvendo diversas famílias tradicionais do município.
O Projeto será desenvolvido no município de Mutum.
Seria criado um Instituto para ter apoio tanto do Governo Federal, Estadual e Municipal.

IMPORTÂNCIA HISTÓRIA DO MUSEU


Importante para gerações tanto do presente quanto do futuro, não deixando que a história se perca ou deixe de existir devido o imenso desafio tecnológico do mundo atual. Que as pessoas possam saber "COMO" no passado eram transportados gêneros alimentícios, vestuários e até mesmo o transporte de pessoas dos distritos até a sede.
Este museu terá grande parte de matérias e equipamentos usados por tropeiros em montarias, carros de bois, tipo de roupas usadas por eles como capas. Forma de cozinhar, caixas para transportes de gêneros alimentícios, bolsas de couro de boi, formas de amarrar cargas nos burros, tipo de comidas utilizadas. Até mesmo o resgate de canções cantadas por eles nas paradas para descanso depois de horas e horas de montaria. Também terá resgates de fotos de famílias tradicionais para mostrar para o público.


ANEXO



Será desenvolvido anexo ao museu, um boteco com iguarias tradicionais na alimentação dos tropeiros. Outro desafio será o local onde o tropeiros de agora possam ranchar ao lado ou ao fundo deste Museu por época de festas do município e CRIAR A FESTA TRADICIONAL DOS TROPEIROS EM DATAS DIFERENTES DA EXPOSIÇÃO. Isto para ter mais uma atração festiva, trazendo assim outra fonte de renda para a população local e divertimento cultural para nossa população regional.

crédito: Todas as fotos foram compartilhadas do perfil no facebook de:ESTÊVÃO MARCHESINI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário