sábado, 2 de junho de 2012

VIOLETAS VERTICAIS: GRUPO DA REGIÃO


Nilmar Lage
I019304.jpg
Grupo se apresenta neste domingo no Centro Cultural Usiminas
IPATINGA - Novos trabalhos autorais são apresentados com certa frequência no cenário musical da região. Entre eles, está banda Violetas Verticais, formada por músicos de Santana do Paraíso e Ipatinga. Ao longo de seis anos de estrada, o grupo mostra seu trabalhos em shows e no momento batalha para gravar o primeiro disco.
Neste domingo (3), o grupo faz o show 3x4 no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h. A apresentação musical terá a entrada franca, bastando os interessados retirarem seus convites na bilheteria do Teatro do Centro Cultural Usiminas.
No repertório músicas próprias compostas pelo vocalista e compositor Jeová Pereira em parceria com o guitarrista da banda, Dênis Carlos. Ainda integram às Violetas Verticais o contrabaixista Reinaldo Marinho e o baterista Márcio Cunha. Em entrevista ao DIÁRIO DO AÇO, o vocalista Jeová Pereira falou sobre a formação musical da banda e revelou que o primeiro disco está a caminho.
DIÁRIO DO AÇO - Quais as influências musicais da banda?
JEOVÁ PEREIRA - A Banda Violetas Verticais tem como referências musicais artistas do rock nacional, excepcionalmente Raul Seixas além de artistas como Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii e Titãs.
DA - O que inspiram vocês nas composições?
JEOVÁ PEREIRA - É algo tão relativo de dizer, porque nem sempre conseguimos exprimir isso que chamamos “inspiração”. Às vezes acontece como cartazes, algo meio que psicografado, às vezes vem de acontecimentos interpessoais ou de modo tão natural, que sinceramente, acho que a inspiração é mesmo uma amiga íntima que tenho e que gosta muito de mim. (risos)

DA – Como a banda começou? Os músicos são de quais cidades?

JEOVÁ PEREIRA - A Violetas Verticais começo quando eu, Denis e Reinaldo, depois de outras experiências de projetos distintos, sentimos a necessidade de nos dedicarmos a um trabalho autoral. Algo que até então acontecia de maneira isolada. Daí convidamos o Márcio que já esteve junto com a banda em projetos anteriores apenas de intérpretes. Assim surgiu a Violetas Verticais em 2006, quando passamos a nos dedicar exclusivamente ao nosso trabalho autoral.
DA – A banda tem projeto de gravar disco?
JEOVÁ PEREIRA - Sim, claro, na verdade vamos nos dedicar exclusivamente no registro de um álbum com canções inéditas a partir de outubro desde ano. O disco não saiu porque estamos em diálogo com um selo independente de São Paulo. Portanto, acredito que até abril de 2013 teremos um álbum inédito nas mãos e boas notícias para o nosso público.
DA - Na sua opinião, qual panorama da música autoral na região? 
JEOVÁ PEREIRA - Estamos em uma região metropolitana que ainda sofre forte influência dos meios de comunicação de massa e isso afeta muito a tendência de mercado. Por isso, parte dos artistas da região se dedicam muito mais a uma carreira cover do que a um trabalho autoral. Pois os contratantes também se posicionam de acordo com o mercado atual, ou seja, o que gera público e receita é o último hit. Isso diminui o espaço para música autoral no Vale do Aço e no Brasil como um todo. Apesar de parecer presunçoso acredito que ainda é necessário fortalecermos mais o diálogo com esta galera que assim como nós tem essa necessidade urgente de criar e de se expor, gerando assim mais visibilidade para todos nós e desta maneira com o ritmo natural desta evolução criarmos nova alternativas e outros espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário