sábado, 9 de junho de 2012

IVAN LESSA, A CULTURA SE DESPEDE DE VOCÊ

matéria reproduzida do jornal O Tempo.
Escritor e jornalista Ivan Lessa morre em Londres aos 77 anos
09/06/2012 DA REDAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Segundo a viúva do autor, ele já sofria de enfisema pulmonar e tinha grandes dificuldades respiratórias
O jornalista e escritor Ivan Lessa, de 77 anos, morreu nesta sexta-feira (8) em sua residência em Londres. Ele sofria de enfisema pulmonar e tinha severos problemas respiratórios, segundo seus familiares, mas ainda não foi confirmada a causa de sua morte.
Lessa vivia na capital britânica desde 1978 e era colunista da BBC Brasil. A viúva do escritor, Elizabeth, disse que encontrou o marido morto em seu escritório assim que chegou em casa à noite. Ela, de 73 anos, relatou que ele tinha muitas dificuldades para sair, mas montou dentro de casa uma estrutura para que não precisasse ficar hospitalizado. O autor também cuidava muito de sua privacidade era avesso a badalações. 
Ele era filho do escritor Orígenes Lessa e ajudou a fundar o jornal O Pasquim. Dono de uma ironia fina e marcante, Ivan Lessa tinha três livros publicados: Garotos da Fuzarca (1986), Ivan Vê o Mundo - Crônicas de Londres (1999) e O Luar e a Rainha (2005).
O autor também trabalhou na TV Globo e foi colaborador de várias publicações brasileiras, como as revistas Veja, Senhor e Playboy, e os jornais Folha de S.PauloO Estado de S. Paulo e o Jornal do BrasilApesar dos problemas de saúde, ele escrevia três crônicas semanais para a BBC Brasil. O casal estava junto há 39 anos. 
O jornalista Ivan Lessa será cremado, em uma cerimônia particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário