terça-feira, 28 de dezembro de 2021

RETOMADA LITERÁRIA


RETOMADA LITERÁRIA

 


            Ocorreu dia 14 de Dezembro de 2021 na cafeteria O Cafezeiro encontro de poetas da cidade de Mutum para celebrar a retomada das atividades literárias coletivas na cidade, observando os protocolos de segurança, claro.

            Estiveram presente os poetas Cláudio Antonio Mendes, Gisélio Jacinto de Alencar, Acsa da Luz Mendes, João Carlos Rosa, Ana Hübner e José Ronaldo Siqueira. Acsa recitou os poemas de Wagner Lopes que não pode comparecer.

            A organização do encontro lembra que vários outros poetas da cidade não foram convidados neste primeiro momento por ser um evento experimental. A pretensão é promover outros eventos iguais a este com os demais para que a troca de experiências tanto no produzir poético quanto na divulgação de seus trabalhos para que a chamada Década de Ouro da Literatura Mutense (2011-2020) siga luzente nos próximos dez anos.

            José Ronaldo Siqueira, idealizador da Retomada Literária falou da necessidade de não deixarmos Mutum sem espaço para os fazedores de literatura. Criar eventos para que cada poeta possa expor seu jeito de poetizar. Em seguida Cláudio Antonio Mendes disse que projetos para o ano vindouro estão sendo pensados no sentido demonstrar que em Mutum há muito talento silencioso e que poderemos estar sempre incentivando que cada um coloque suas ideias e sua criatividade em versos.

            Em seguida foi organizado três rodadas de leituras/recitações de poemas, sendo a 1ª e a 3ª com três poemas de cada poeta e a 2ª com quatro.

            João Carlos Rosa comentou sobre a diversidade do noso fazer poético. Mas que todos nós trabalhamos com as palavras e expressamos através de rimas ou figuras de linguagem e construção sua inspiração. Houve sorteio e distribuição de livros de brinde para quem esteve presente.

 

ACSA DA LUZ MENDES

Que nesse caminho de sombra e sol

Pensar seja o nosso farol

E que nossa missão de cada dia

Seja viver a FILOSOFIA

 

***

Aflora tua sensibilidade

Se orgulhe da vaidade

Das minúcias e detalhes

O que lhe invade é a perfeição

Á procura de expressão 

            A poetisa Acsa da Luz Mendes nos apresentou textos em formas poemas e também prosa poética do seu livro Boas Nova de Um Novo Tempo, publicado pela lei Aldir Blanc e que será lançado dia 07 de Janeiro próximo. Esperamos que Acsa continue nos produzindo e partilhando sua reflexão sobre o mundo tanto em versos como em prosa.

 

ANA HÜBNER

Maduro silêncio corta o instante

Busco abrigo em mim mesma

Sem memória

Encontro o vazio

***

Sobre a solidão do mar

Flutua o sol em ociosas sombras

A apagar a luz, a vida

Uma espera que se foi na asa do vento. 

            Ana Hübner, que publicou o livro Cantos Poéticos: A(mar) pela Lei Aldir Blanc nos presenteou com a profundidade de suas metáforas em poemas viscerais, tanto com os já publicados em seu livro quanto com novos trabalhos. O mar e a lua, o desejo e a busca estão sempre pautando os seus poemas em belíssimas construções.

 

CLÁUDIO ANTONIO MENDES

Caminhar sobre a relva e tropeçar em vão

Nos erros que afloram diante dos pés gastos

Cambaleante penso que passos são palavras

Escrevendo poemas em praças de guerra.

 

***

Você não percebe meu sopro sobre as centelhas

Por mais que eu não queira, elas se apagam

Não adianta medir esforços para me salvar

Acolho minha sentença como inspiro oxigênio.

            Poeta que também publicou pela Lei Aldir Blanc o livro Versos Infectantes: (MÓ)mentos de uma pandemia, apresentou novos poemas postados em sua página no Recanto das Letras e escolhidos para fazer parte de antologias como Entrelinhas do Silêncio. Os trabalhos são poemas que farão parte de uma futura obra por ora denominada Edição Extra – 2.


GISÉLIO JACINTO DE ALENCAR

Em certa estrada de terra amarela,

eu certa vez por ali a passear,

E ouvi uma voz que me dizia

bem debaixo da cancela:

- Quero hoje com o moreno duelar.

Confesso que não sou muito medroso

e nem de uma boa briga eu sou de correr,

Mais no momento o desafio do tinhoso,

pôs todo o sangue das minas veias ferver. 

            O autor de Fragmentos Perdidos e Um Olhar Para o Horizonte, também contemplado pela Lei Aldir Blanc em que publicou seu livro de fantasia juvenil AS Aventuras de Lale, abriu sua participação com um belo cordel recheado de religiosidade e cultura popular. Na sequência nos trouxe poemas anotados em seus cadernos, por enquanto.

 

JOÃO CARLOS ROSA

As presilhas

Amarradas com palhas

Não aceito o seu preconceito

Que invade o meu roçado

Pois carrego fome pendurada

No meu jeito capiau.

 

***

Somos chamados de pai

Outros de avô

Vamos acumulando pontos

Na corrida do tempo

Com essa sabedoria divina

Guardada no paiol da vida.

João Carlos Rosa, residente em Barra Longa, outro contemplado pela Lei Aldir Blanc, publicou Uma vida de Poemas em 2020, assim como os demais contemplados aqui mencionados. Seus poemas versam em geral sobre a peleja e vivências do homem do campo enriquecendo com suas metáforas bem construídas a nossa cultura mutuense.

 

JOSÉ RONALDO SIQUEIRA

Quando as rodas do ontem

Te atropelam hoje

Amanhã será velório?

Amanhã será batismo?

Amanhã, será?

 

***

Ser mineiro

É ter um nó no pescoço

(gravata ou forca?)

Sonhando com a liberdade

Libertas

Ainda que tardia

        O idealizador do nosso encontro com grandes trabalhos na prosa, nos presenteia com seus versos agudos. Pedras no caminho, pedras angulares que são basilares na reflexão sobre a vida e seus desafios. Valoriza aqui e ali nosso jeito mineiro de ser, ainda sendo ele carioca. Seus versos nos enche de indagações sobre nossas decisões e omissões perante um mundo tecido por segundas intenções.

 

 

WAGNER LOPES FONSECA

Seus olhos.

Ahhh!!! Seus olhos

Esses sim, razão de sua alma

Janela do vento

 

***

Tenho um coração de pedra

De pedra invejada

Coração do meu lugar

Adornos são feitos de granito.

        Wagner Lopes, que justificou sua ausência, deu a incumbência a Acsa que apresentou poemas. Podemos ouvir da lavra do poeta obras que alternam amor pelo nosso município e versos repletos de romantismo/sensualismo. Sem obra publicada, por enquanto, mas que já compartilhou em parte seu trabalho pelas redes sociais, ele é mais um admirador da arte de versejar na constelação dos nossos bardos.

       O blog Mutum Cultural deseja que em 2022 tenhamos mais eventos regados da boa poesia inspirada em nosso município, e que tantos outros poetas possam estar abrilhantando os encontros e compartilhando seu poetizar e seus desafios no ofício de tornar a vida mais respirável através de versos inebriantes.

 


    Por iniciativa de Ana Hübner, os poemas recitados foram dispostos para quem quiser leva-los para casa no recinto da cafeteira O CAFEZEIRO. Se você gosta de poemas, passe lá e pegue uma de nossas produções e deguste sem moderação.

    A coordenação do evento também agradece a cafeteria O Cafezeiro por ter cedido o espaço e pelo apoio ao evento. 

Um comentário:

  1. Parabéns pela belíssima iniciativa, que venham marolas de poesias e ventos de versos, que possamos trabalhar com afinco para que a poesia floresça, parabéns Zé Ronaldo, Parabéns Cláudio.

    ResponderExcluir