domingo, 25 de setembro de 2016

FORTALECER E RESGATAR: III ENCONTRO DE CHAROLAS DE MUTUM

Aconteceu domingo passado, dia 18 de setembro de 2016, o terceiro encontro de charolas de Mutum-MG.

Essa ideia que surgiu e foi ganhando corpo a partir da participação de nossos grupos de Charola de São Sebastião em Muqui-ES onde ocorre já a mais de meio século o Encontro Nacional de Folia de Reis, o evento mais antigo desse tipo de manifestação cultural, vem acontecendo há três anos em nosso município.


Nesses três anos a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Associação Mutuense de Folclore e Conselho Municipal de Patrimônio Histórico vem acumulando Know-How para realizar o centenário da chegada da charola de São Sebastião em Mutum no ano que vem em 2017.
Preparando para a saída de Mutum rumo a Caracol.

Não foi com a intenção de fazer em Mutum o que se faz em Muqui, no sul capixaba, que há três anos começou a acontecer esse evento na pauta cultural do nosso município. Lá o encontro é de Folia de Reis ou Reisados, como é chamado em alguns lugares. Aqui a manifestação cultural é denominada de São Sebastião. As diferenças vão desde os componentes dos grupos, na Folia de Reis, por exemplo, temos a figura do palhaço, enquanto na charola não. O ritmo da cantoria também é diferente.

Tivemos esse ano presença de quatro grupos ativos em nosso município:
 Charola de São Sebastião da Barra da Ponte Alta

Grupo Missionário Charola de São Sebastião 
Caminhando Com As Comunidades



Grupo de Charola do Setor Imbiruçu


        Grupo de Charola Mirim Chico Fideles (Caracol).

O início do Encontro foi com um animado café no Córrego do Caracol, abertura feita com a cantoria do Grupo do Setor e o agradecimento do café feito pela Charola Mirim. 


O secretário de cultura César Tomé falou sobre a importância desse evento para manter viva uma cultura beirando ao centenário. Mencionou a ligação entre os grupos próximos à cidade com a Charola de Setor Imbiruçu.

Ainda na abertura, César Tomé falou sobre as etapas do processo em que os dois primeiros encontros serviram para fortalecer os grupos em atividade, e que a partir desse terceiro o objetivo é resgatar onde já teve como em Ocidente, Roseiral, Humaitá, Farias, etc.


Em seguida tivemos quatro itinerários: O grupo de Barra da Ponte Alta veio para a Barra do Humaitá e o distrito de Humaitá, com a participação do Senhor Antônio Teófilo, figura ilustre da nossa cultura.

O grupo da Charola Caminhando Com As Comunidades percorreu o Córrego da Areia, O grupo do Setor Imbiruçu passou pela casa da família do Saudoso Antônio Veredino, outro incentivador enquanto caminhou conosco, nos córregos Boa Vista e Pau d’Alho. E a Charola Mirim na comunidade dos Leandros. O nosso blog nessa etapa do Encontro acompanhou o Grupo Missionário Charola de São Sebastião Caminhando Com As Comunidades pelo Córrego da Areia.

À tarde, todos os grupos se encontraram no distrito de Humaitá, fazendo a caminhada até igreja local, onde concluíram o Encontro com membros da comunidade de São Francisco de Humaitá.



Apenas uma respirada e a comissão de organização, que conta com membros dos grupos, reunirão em breve para preparar o IV Encontro que será na cidade tendo em vista a comemoração do Centenário da chegada da Charola de São Sebastião aqui nas terras de guaxima, um ano após a nossa emancipação política por parte de Minas Gerais. Serão celebrados 100 anos em que cultura e religiosidade popular fortalece a alma dos nossos foliões e do povo que valoriza sua história.









Nenhum comentário:

Postar um comentário