terça-feira, 8 de dezembro de 2015

OBSCURO MERCADO EDITORIAL




NOTA DO BLOG: O nosso blog tem sido parceiro do sonho de muitos mutuenses que trazem consigo o sonho de publicar um livro. Assim como hoje o agricultor, além de plantar e colher, precisa saber comercializar, o escritor precisa saber e entender um pouco sobre o mercado cultural. 
Vamos compartilhar nessa postagem um texto da Revista Época e dois vídeos, um da HOMO LITERATUS, um site de literatura muito interessante e outro vídeo do canal de youtube LIVRADA!
Vale a pena você conferir:


Na última segunda-feira, 30 de novembro, todos os figurões do mercado editorial estavam reunidos na Biblioteca do Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo. Aguardavam o anúncio dos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura. Dos dez finalistas, três foram publicados pela Cosac NaifyTempo de espalhar pedras, de Estevão AzevedoO oitavo selo, de Heloisa Seixas e Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza. Tempo de espalhar pedras foi o grande vencedor da noite, eleito o livro do ano. Às 20h56, uma postagem no Facebook da editora comemorava: “Estamos cheios de orgulho, parabéns ao escritor!”. Minutos depois, às 21h16, o site do jornal O Estado de S.Paulo publicou uma entrevista exclusiva com o dono da Cosac Naify, Charles Cosac, que anunciava o fim da editora.
Cosac afirmou que o fim da editora não é resultado da crise econômica. “Não estou culpando ninguém, nem a Dilma, nem a alta do dólar”, disse. A decisão de colocar um ponto final na história da Cosac Naify se deu por acreditar que a editora estava cada vez mais distante de sua missão original e perdia sua identidade. “Ao meu ver, uma editora deve existir exclusivamente para alimentar um projeto cultural e quando eu senti o projeto Cosac Naify ameaçado, eu julguei que seria o momento correto para cessarmos nossas atividades”, escreveu em carta publicada no blog da editora, que confirmava que o encerramento das atividades ocorrerá até o fim de dezembro.

Sobre o fim da editora Cosac Naify
Vídeo com comentários de Vilto Reis, idealizador do site Homo Literatus.



Ep: #32: O fim da Cosac  Naify
O fim da Cosac Naify, uma das maiores e mais importantes editoras do Brasil, é também o fim de uma era. Nesse vídeo, analisamos um pouco o cenário e o que isso tudo representa. Ou é um vídeo em que eu falo um monte de besteira. Depende do ponto de vista.

Esperamos ter contribuído para, a partir do fechamento de uma editora, contribuir para entendermos um pouco mais do obscuro mercado editorial no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário