sábado, 26 de abril de 2014

A ARTE E O AMBIENTE DE NEY SAMPAIO


A coluna Diálogo de Base traz dessa vez um assunto que incluI meio ambiente (reaproveitamento), arte (design) e lazer (ciclismo).
A cicloartes é pouco divulgada em nossa região. Pouco se vê, e aqueles que a praticam, apenas por hobby, não têm noção do alcance que essa arte envolve.
Nosso bate papo é com Ney Sampaio, de Maceió, que desenvolve esse trabalho, e vai expor para nós, o que há de mais significativo nesse trabalho.

.O que venha a ser cicloartes, poesia visual sobre rodas?
NEY SAMPAIO: CICLOARTES é o nome que batizamos a inovadora técnica para o reaproveitamento de lixo metálico sendo reutilizado como principal matéria prima na confecção de nossos veículos ecoartísticos. CICLOARTE foi o nome que criamos para então poder definir o processo de reaproveitamento artístico dos resíduos sólidos metálicos. E aí veio a idéia de aproveitarmos o nome CICLOARTE acrescentando o "S". Criamos então o nome CICLOARTES para a OFICINA/ATELIER e posteriormente dando também o nome para a empresa.

·        Como você se envolveu nesse trabalho?
NEY SAMPAIO: Bem eu e meu irmão demos início a fabricação de bicicletas a mais de 20 nos atrás e neste tempo nós já reutilizávamos a reciclagem metálica na confecção de modelos de veículos ciclísticos como também para a confecção de outros tipos de produtos reaproveitando o lixo metálico

No início o processo ainda não era FIGURATIVO como hoje e nossas pesquisas nos levaram a evoluir nos estudos de design levando em conta a evolução da indústria ciclística a nível internacional;

Começamos então a ver os processos de confecção de veículos utilizando-se da fibra de carbono onde o corpo da estrutura pode vir a ser mais robusto e encorpado dando a possibilidade de moldagem das peças com aspecto mais artístico.

Definimos então que poderíamos desenvolver alguns modelos com aspecto então figurativo.

E foi aí quer tudo começou a mais ou menos uns 10 anos atrás.

·        Houve alguma inspiração em trabalhos já conhecidos?
NEY SAMPAIO: Não houve inspiração em trabalhos já conhecidos porque nada havia de similar ainda no mercado.
O processo foi puramente mediúnico!
Tive influência espiritual de meu pai neste processo de criação do processo CICLOARTES

·        Quais os desafios que a cicloartes enfrenta?
NEY SAMPAIO: Muitas dificuldades surgiram para que o negócio as bicicletas não progredisse tão rapidamente. Acidentes de percurso com nós dois. Tipo separação de casamentos, doença, acidentes físicos automobilísticos, vários ataque de bandidos, assaltos e arrombamentos em nossa oficina/laboratório, etc.

·        Como conhecer seu trabalho aí em Maceió-AL, para que nos inspiremos aqui em Mutum-MG e região?

NEY SAMPAIO: Conheçam um pouco mais sobre a luta que venho travando com atuais gestores dos governos municipal e estadual que como jogada política se negam a tentar enxergar o potencial dos processos inovadores que venho desenvolvendo buscando apoio para promover Maceió de uma forma super inusitada.

Assistam a minha apresentação em nota de repúdio em razão do comportamento governamental.

Minha apresentação no plenário da câmara municipal de Maceió chega aos 14 minutos e foi gravada e postada no youtube.

O evento foi o lançamento do projeto PARLAMENTO NA PRAÇA, processo inovador de ouvidoria itinerante incentivado por mim e iniciado pela Câmara de Vereadores da cidade de Maceió.

Neste dia eu estava tentando uma aproximação da Câmara Municipal em NOTA DE REPÚDIO ao comportamento dos atuais governos que demonstraram total inoperância de várias secretarias governamentais.

Resistimos até hoje mesmo com a falta de apoio governamental e a necessária realização de uma análise adequada quanto a importância e o total impacto positivo que a CICLOARTES pode provocar contribuindo marcantemente no processo de melhoramento da imagem turística de Maceió e Alagoas.


Conheçam a nossa arte e inevitavelmente apaixonem-se por algum de nossos modelos de veículos exóticos.

Maiores informações em meu perfil, em nosso pequeno blog que aos poucos vem sendo construído ou na nossa página no facebook.


Planeje você também a seu ECOARTÍSTICO CICLOARTES e venha fazer parte você também desta nossa FAMÍLIA CICLOARTÍSTICA.

O blog é: CICLOARTES.



·        Como anda sua luta nesse momento?
(Aqui o entrevistado revela que nesse momento decidiu disputar as eleições de 2014 em seu estado, tendo em vista todo seu trabalho).
NEY SAMPAIO: Estou agora chegando em casa vindo lá da sede do partido que sou filiado, garantindo minha colocação na lista de pré candidatos a Deputado em 2014. Comecei a campanha. Já estou em campanha desde já para 2014 arrebentar com os corruptos pilantras aqui de Alagoas enfrentando todos eles nas urnas.

         Para finalizar, já que agora você tem essa peleja pela frente, e desde já desejo sucesso, o que você gostaria mais de acrescentar?

NEY SAMPAIO: Cada obra de arte dessa acompanha também junto com ela um suporte para que seja presa aí em sua parede com uma altura mínima de 1,70m dando melhor visibilidade para serem contempladas em exposição onde são vistas.
Demos início ao processo de confecção de veículos exóticos atendendo a amigos artistas e amigos destes amigos.
Desenvolvemos artísticamente a confecção de monociclos temáticos, bicicletas especiais personalizadas, MOTOBIKES no lendário estilo CHOPPER.

·        Sua atividade é ecológica e artisticamente está relacionada com design. Então, como e onde buscar reconhecimento?
NEY SAMPAIO: Após o secretario de Cultura Osvaldi Viegas através da SECULT/AL (Secretaria de Estado da Cultura ter se negado a apoiar dois meses depois o MINC - Ministério da CULTURA abre o envio de inscrições de curriculos para escolha dos Delegados Estaduais visando a participação na primeira Conferência Nacional de Design do Brasil E fui o único escolhido em Alagoas. Fui ao Rio de Janeiro e participei da primeira pré conferência de design escolhendo então os Delegados Regionais para participação da Conferência Nacional em Brasília. Participei estes dois últimos anos do processo de regulamentação da profissão de design desenvolvida dentro do congresso nacional. E o design desde 2012 á é reconhecido como um dos setores culturais do MINC.


Espero que esse diálogo desperte interesse em nossa região por esse processo de criatividade que junta é uma única atividade, arte, preservação ambiental e esporte, sem esquecer da luta política, como relata nosso entrevistado.

Um comentário:

  1. O meu agradecimento ao amigo Cláudio Antônio Mendes que conseguiu compreender toda importância da pesquisa que vimos desenvolvendo como também conseguiu mensurar o total impacto positivo que podemos provocar com o nosso processo artistico funcional da CILOARTES VEÍCULOS ECOARTISTICOS.

    ResponderExcluir