segunda-feira, 3 de março de 2014

TRINTA CONTOS DOS CEM MELHORES


Um dos gêneros literários mais cativantes (para muitos leitores, não todos), o conto está presente na obra completa de grandes nomes da literatura, sendo que alguns deles se dedicaram quase que exclusivamente a estas histórias menores – em número de páginas, não na grandiosidade poética ou ficcional.  É o caso de Borges, Edgar Alan Poe e Kafka. Machado de Assis também traçou suas linhas, deixando contos que surpreendem até os mais acostumados com sua escrita. Ainda no Brasil, nomes como Rubem Fonseca, Guimarães Rosa e Clarice Lispector merecem nossa admiração e respeito quando estamos a falar sobre a produção de contos para a Literatura Brasileira.
Pois bem, dada a devida apresentação, vamos ao ponto principal deste artigo: links dos 100 melhores contos da literatura universal. Encontrei a lista em um blog e de lá fui buscar links em português de pelo menos 30 deles. E eu encontrei! Para ler todos eles, algumas horas de leitura serão necessárias, mas vale muito a pena. Salve o link nos seus favoritos e volte sempre para se deliciar com as narrativas que marcaram a história da literatura, mesmo que com poucas linhas.
Quem quiser ler no original pode se aventurar na web, muitos dos contos estão disponíveis em PDF, para a nossa alegria. Vale lembrar que a lista foi organizada pelo Blog Lecturas Indispensables e até onde se sabe não faz parte de nenhuma coletânea publicada. Outro adendo: faltam alguns nomes, claro, como já referida Clarice Lispector. Mesmo assim, a lista é um convite para a leitura e para o conhecimento de novos escritores. Vamos a ela?

LEIA NA ÍNTEGRA COM LINKS PARA OS CONTOS
NA REVISTA HOMO LITERATUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário