Essa reportagem se tornou do meu interesse do ponto de vista cultural pelo fato de que se pode fazer cultura, bem como divulgá-la pelo blog.
Então surge uma nova ferramenta de interesse para todos que transitam no campo da cultura (no vasto e complicado campo da cultura, parodiando Paulo VI).
Entra aí um campo alternativo à comunicação, onde podemos e veremos até quando os grandes meios vai incorporar a todos e sobreviver, mais grande ainda, ou vai fingir que não precisa de nós, do andar de baixo.
Oportunidade.Google chega a
pagar por anúncios atrelados ao tema da página
Blogueiro já virou profissão e tem
sido boa fonte de renda
Dependendo do volume de visitação,
dono do blog recebe até R$ 3.000 por mês
Criatividade e muita pesquisa são segredos para atrair anúncio e
capitalizar blogs
A
internet é mesmo um mar de oportunidades. Quanto mais cresce sua utilização,
mais crescem, também, suas possibilidades. Há até formas relativamente simples
de se ganhar dinheiro na rede, sem grandes riscos e sem grandes investimentos.
Ser blogueiro, por exemplo, pode ser uma profissão rentável, capaz de garantir
sustento da família, mas que exige muita dedicação.
O paranaense Maurício Zane tem 25 anos e desde os 20 resolveu se dedicar exclusivamente aos seus blogs. Em pouco tempo, começou a ganhar mais dinheiro do que na agência em que trabalhava criando sites. Em 2010, resolveu abrir uma empresa desenvolvedora de blogs, que já conta com quatro funcionários e, ainda neste ano, vai ganhar uma nova sede. Hoje, sua empresa alimenta dez blogs "estratégicos" e testa novas ferramentas em outras 60 páginas.
Ele não revela seu faturamento, mas diz que existem empresas do tipo no Brasil que chegam a faturar R$ 7 milhões por ano.
O também paranaense Jhonny Jessé, 22, sustenta a mulher e a filha pequena com o dinheiro que ganha dos blogs. Sob sua responsabilidade, são 25 blogs, que falam desde postura corporal até Imposto de Renda - assuntos que Jhonny não domina. Hoje, ele é consultor de marketing digital em uma empresa de Jundiaí, no interior paulista, mas trabalha de casa, em Curitiba.
O segredo? Pesquisa. Os dois paranaenses são estudiosos de Search Engine Optimization (SEO - sigla em inglês que significa otimização da engenharia de busca). Basicamente, o trabalho deles é acompanhar diariamente as atualizações dos algoritmos do Google que estabelecem os critérios de ranqueamento de uma página.
Funciona assim: se o Google estabelece que uma página com fotos, carregamento rápido e conteúdo inédito vai aparecer na primeira página de busca, é exatamente assim que eles configuram o blog ou a página na internet. O conteúdo dos blogs, sobre tributação ou dicas de saúde, por exemplo, é produzido por um freelancer.
Como sempre vai atender aos principais critérios de ranqueamento do Google, sempre que alguém pesquisar sobre esses assuntos, seus blogs serão as primeiras opções.
A remuneração também vem via Google. No sistema Adsense, o próprio Google coloca anúncios relacionados ao tema do blog e reembolsa o dono do site com um percentual pago pelo anunciante. Dependendo do volume de visitação do site, cada blog chega a render mais de R$ 3.000 por mês.
O paranaense Maurício Zane tem 25 anos e desde os 20 resolveu se dedicar exclusivamente aos seus blogs. Em pouco tempo, começou a ganhar mais dinheiro do que na agência em que trabalhava criando sites. Em 2010, resolveu abrir uma empresa desenvolvedora de blogs, que já conta com quatro funcionários e, ainda neste ano, vai ganhar uma nova sede. Hoje, sua empresa alimenta dez blogs "estratégicos" e testa novas ferramentas em outras 60 páginas.
Ele não revela seu faturamento, mas diz que existem empresas do tipo no Brasil que chegam a faturar R$ 7 milhões por ano.
O também paranaense Jhonny Jessé, 22, sustenta a mulher e a filha pequena com o dinheiro que ganha dos blogs. Sob sua responsabilidade, são 25 blogs, que falam desde postura corporal até Imposto de Renda - assuntos que Jhonny não domina. Hoje, ele é consultor de marketing digital em uma empresa de Jundiaí, no interior paulista, mas trabalha de casa, em Curitiba.
O segredo? Pesquisa. Os dois paranaenses são estudiosos de Search Engine Optimization (SEO - sigla em inglês que significa otimização da engenharia de busca). Basicamente, o trabalho deles é acompanhar diariamente as atualizações dos algoritmos do Google que estabelecem os critérios de ranqueamento de uma página.
Funciona assim: se o Google estabelece que uma página com fotos, carregamento rápido e conteúdo inédito vai aparecer na primeira página de busca, é exatamente assim que eles configuram o blog ou a página na internet. O conteúdo dos blogs, sobre tributação ou dicas de saúde, por exemplo, é produzido por um freelancer.
Como sempre vai atender aos principais critérios de ranqueamento do Google, sempre que alguém pesquisar sobre esses assuntos, seus blogs serão as primeiras opções.
A remuneração também vem via Google. No sistema Adsense, o próprio Google coloca anúncios relacionados ao tema do blog e reembolsa o dono do site com um percentual pago pelo anunciante. Dependendo do volume de visitação do site, cada blog chega a render mais de R$ 3.000 por mês.
Propaganda
Mercado. O Adsense é a principal fonte de receita do Google. Ele
funciona com as empresas pagando pelo número de cliques em sua publicidade. No
ano passado, esse mercado movimentou US$ 10 bilhões no mundo.
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Maurício Zane criou uma empresa só para desenvolver blogs
LUCRO
Site atrativo tem
mais publicidade
O conceito básico para se ganhar dinheiro com blogs
segue uma técnica simples, segundo explica o blogueiro Jhonny Jessé, que
ministrou um curso sobre o tema em Belo Horizonte na última semana.
"Primeiro, é preciso encontrar um nicho de mercado que tenha muita procura
no Google e pouca informação confiável. Depois, é preciso criar um site
benfeito e com um conteúdo de qualidade sobre o tema. A criação e a manutenção
da página devem seguir os critérios de ranqueamento do Google para que esteja
sempre bem-colocada. Depois, é ganhar dinheiro com a publicidade", diz.
(PG)
Prática dos posts
patrocinados é polêmica e divide opiniões
Uma
outra maneira de capitalizar os blogs é por meio dos "posts
patrocinados". É quando uma empresa envia brindes ou paga para ter opiniões
favoráveis em blogs. "Um blog que só fala bem fica chato. Mas, se batermos
de frente com a empresa, dói no bolso", explica o blogueiro Maurício Zane.
Ele diz que, em seus blogs, orienta que as opiniões sejam equilibradas. De
outro lado, há profissionais que não aprovam a prática, como o crítico de
cinema Pablo Vilaça. Ele escreveu recentemente em seu blog: "você pode não
concordar em nada com o que escrevo, mas tenha certeza de que é minha opinião,
não algo comprado". (PG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário