domingo, 23 de março de 2014

Blog do Escritor: (Todas) as tarefas do escritor

Henry Alfred Bugalho O mais óbvio e natural é pensar que o trabalho de um escritor é escrever... E ponto-final. Uma trama tão desinte..

leia em Blog do Escritor: (Todas) as tarefas do escritor: .

sexta-feira, 21 de março de 2014

sexta-feira, 14 de março de 2014

FILMES POLÍTICOS E SOCIAIS

Leandro Peixoto de Godoy, escritor e administrador do blog Cinema e Fúria, seleciona 50 filmes considerados por ele obras primas geopolíticas e sociopolíticas

Por Leandro Peixoto de Godoy, no Obvious

Considero estes 50 filmes, grandes obras-primas geopolíticas e sociopolíticas, lógico que faltará muitos filmes que deveriam estar aqui. Penso que o cinema é uma forma de arte muito dinâmica de aprendizagem e obtenção de conhecimento, por isso acho importante que filmes como estes sejam mais divulgados, auxiliando a educação política e social de várias pessoas através do entretenimento.

Nós brasileiros, por mais cultos ou estáveis financeiramente que formos, ainda somos produtos do terceiro mundo ou mundo em desenvolvimento, e é por isso que a educação política é muito importante e a falta deste requisito na nossa sociedade pode trazer severas consequências para nossa nação, algo que já estamos vivendo à tempos.

Então, segue-se aí, 50 filmes políticos de todas épocas e países, estes filmes são de vários gêneros cinematográficos. Apesar de alguns filmes terem 10, 20, 30, 40 anos ou mais, eles são geniais por causa de sua atemporalidade. Os filmes estão listados de forma aleatória e não hierárquica:

Leia na íntegra em: http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/07/50-geniais-filmes-politicos-e-sociais/

domingo, 9 de março de 2014

claudiomilitante: Vida Maria

Vídeo que resalta o ciclo familair do analfabetismo que queremos combater. O projeto Arca das Letras, que estamos trazendo para Mutum-MG, te...claudiomilitante: Vida Maria:

sábado, 8 de março de 2014

TURMA DO DENTE

Link para os vídeos da TURMA DO DENTE.
http://www.plox.com.br/caderno/cultura/videos-humor-com-bruno-mendes-e-a-turma-dente

LAMBARI: CURTA PRODUZIDO EM CARATINGA

Acabei de assistir o curta metragem Lambari, produzido em Caratinga-MG, postado no perfil de LEANDRO MARTINS.

Aprendi na oficina de cinema aqui em Mutum que o caminho para fazer cinema no Brasil ficou mais largo, no entanto, nas nossas condições o caminho é o Curta Metragem para fazer filme comerciável. Esse curta ilustra essa tese. Veja o filme em http://vimeo.com/39586078

HOMENAGEM CULTURAL ÀS MULHERES

Dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, queremos aqui no blog cultural homenagear as nossas leitoras com uma crônica interessante de Luis Fernando Veríssimo:

quinta-feira, 6 de março de 2014

EXCRAXE: CHORÃO ENTROU NO CÉU


Essa semana fez um ano da morte de Chorão, ex-vocalista da banda CHARLIE BROWN JR, mais uma banda com nome de quadrinhos, deve ter ido para o céu, afinal, deve ter chorado para São Pedro, que deixou ele entrar, desde de desse um show de skate sobre as nuvens.
E no Oscar teve pizza, achei que era a TV Câmara. Lá vejo tudo terminar em Pizza.
Aécio Neves onde foi no carnaval foi vaiado, se ganhar o carnaval passa a se chamar CARNAVAIA. Se vier a Mutum, vou fundar o bloco PRA VAIAR AH É SIM.
E a marchinha do BAILE DO PÓ ROYAL fez tanto sucesso em BELO HORIZONTE, que o carnaval foi um dos maiores de Minas Gerais.
Enfim acabou o LEPO LEPO, agora é fazer um levantamento de quantos FETO FETO.
Dizem as más línguas, que não é o caso da minha, que tem gente que anda mascarado o ano inteiro, no carnaval é que tira a máscara.
Xii, o Bernard e muitos outros jogadores de futebol brasileiro estão na Ucrânia, estão vendo a coisa russa.
Ainda na seção DIZEM AS MÁS LÍNGUAS, que aqui em Mutum teve tanto bloco que dava para fazer um muro.

E o Brasil ganhou da pobre África do Sul, coitada África do Sul, agora quero ver a revanche no Rugby.

Não queremos tomar o lugar do Ieiê no Pânico, mas desconfio que a gente é mais engraçado que ele.

CHORÃO: A UM ANO CHORAMOS TUA FALTA

A vida me ensinou a nunca desistir. Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir.
Chorão



Quem gosta de rock nacional, ainda que dos anos 80, não deixou de prestigiar o Charlie Brown Jr e aquela voz meia rouca e cansada do vocalista Chorão, falecido a um ano atrás.
Post link da reportagem da FOLHA para os fans, amantes de cultura pop e para aqueles que quer saber quem foi Chorão:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/03/1421604-primeiro-ano-da-morte-de-chorao-e-lembrado-em-homenagens-e-novo-clipe.shtml

o ataque do dinossauro,pedra santa imbiruçu mutum mg



Esse é um vídeo, seria um curta-metragem? do que eu chamo de IMBIWOOD, um polo de produção de vídeos de Mutum, no distrito de Imbiruçu, Mutum-MG.

quarta-feira, 5 de março de 2014

O LEGADO DO THE VOICE



O programa “The Voice” deixa como legado uma praga sinistra na música brasileira: o oversinging, a exibição de musculatura vocal e virtuosismo estéril que destrói qualquer canção.

Não era uma tradição brasileira. É uma herança bastarda do gospel. É o que já fazem há algum tempo, lá fora, Christina Aguilera, Mary J. Blige, Jessica Simpson, Josh Groban, Beyoncé, a insuportável Céline Dion, entre outros. Torturam as notas até não sobrar nada delas, ignoram as letras em prol de um exibicionismo obtuso, matam a pauladas a gentileza.
MATÉRIA NA ÍNTEGRA: http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/12/o-virtuosismo-vocal-esteril-e-o-legado-do-the-voice-a-musica-brasileira/.

segunda-feira, 3 de março de 2014

TUDO QUE VICIA COMEÇA COM C


Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios. Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também - adivinha - começa com a letra c. Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein? E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana. Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade... cinco. Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o "ato sexual", e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura..."

Revista Biografia: 75 links para quem trabalha com palavras

Garimpado do face de Zé Ronaldo

: 75 links para quem trabalha com palavras  por Roberta Fraga Abaixo: caixa de ferramentas com muitas, muitas palavras para v...

leia em:

Revista Biografia: 75 links para quem trabalha com palavras [Roberta ...




TRINTA CONTOS DOS CEM MELHORES


Um dos gêneros literários mais cativantes (para muitos leitores, não todos), o conto está presente na obra completa de grandes nomes da literatura, sendo que alguns deles se dedicaram quase que exclusivamente a estas histórias menores – em número de páginas, não na grandiosidade poética ou ficcional.  É o caso de Borges, Edgar Alan Poe e Kafka. Machado de Assis também traçou suas linhas, deixando contos que surpreendem até os mais acostumados com sua escrita. Ainda no Brasil, nomes como Rubem Fonseca, Guimarães Rosa e Clarice Lispector merecem nossa admiração e respeito quando estamos a falar sobre a produção de contos para a Literatura Brasileira.
Pois bem, dada a devida apresentação, vamos ao ponto principal deste artigo: links dos 100 melhores contos da literatura universal. Encontrei a lista em um blog e de lá fui buscar links em português de pelo menos 30 deles. E eu encontrei! Para ler todos eles, algumas horas de leitura serão necessárias, mas vale muito a pena. Salve o link nos seus favoritos e volte sempre para se deliciar com as narrativas que marcaram a história da literatura, mesmo que com poucas linhas.
Quem quiser ler no original pode se aventurar na web, muitos dos contos estão disponíveis em PDF, para a nossa alegria. Vale lembrar que a lista foi organizada pelo Blog Lecturas Indispensables e até onde se sabe não faz parte de nenhuma coletânea publicada. Outro adendo: faltam alguns nomes, claro, como já referida Clarice Lispector. Mesmo assim, a lista é um convite para a leitura e para o conhecimento de novos escritores. Vamos a ela?

LEIA NA ÍNTEGRA COM LINKS PARA OS CONTOS
NA REVISTA HOMO LITERATUS

OSCAR: PARA CONSTAR

Os vencedores do Oscar

Postado em 3 de March de 2014 às 2:10 am


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entregou os prêmios da 86ª edição do Oscar em Los Angeles. “12 anos de escravidão”ganhou como melhor filme. O melhor diretor foi Alfonso Cuarón, de “Gravidade”. A apresentadora e comediante Ellen DeGeneres foi a anfitriã da cerimônia.

Os ganhadores nas principais categorias:

Filme
“12 anos de escravidão”
“Gravidade”
“Trapaça”
“Capitão Phillips”
“Clube de compras Dallas”
“Ela”
“Nebraska”
“Philomena”
“O lobo de Wall Street”

Diretor
Alfonso Cuarón, de “Gravidade”
Martin Scorsese, de “O lobo de Wall Street”
Steve McQueen, de “12 anos de escravidão”
Alexander Payne, de “Nebraska”
David O. Russell, de “Trapaça”

Atriz
Cate Blanchett, de “Blue Jasmine”
Sandra Bullock, de “Gravidade”
Judi Dench, de “Philomena”
Amy Adams, de “Trapaça”
Meryl Streep, de “Álbum de família”

Ator
Christian Bale, de “Trapaça”
Bruce Dern, de “Nebraska”
Leonardo DiCaprio, de “O lobo de Wall Street”
Chiwetel Ejiofor, de “12 anos de escravidão”
Matthew McConaughey, de “Clube de compras Dallas”

Atriz coadjuvante
Sally Hawkins, de “Blue Jasmine”
Jennifer Lawrence, de “Trapaça”
Lupita Nyong’o, de “12 anos de escravidão”
Julia Roberts, de “Álbum de família”
June Squibb, de “Nebraska”

Ator coadjuvante
Barkhad Abdi, de “Capitão Phillips”
Bradley Cooper, de “Trapaça”
Michael Fassbender, de “12 anos de escravidão”
Jared Leto, de “Clube de compras Dallas”
Jonah Hill, de “O lobo de Wall Street”

Animação
“Os Croods”
“Ernest & Celestine”
“Frozen: Uma aventura congelante”
“Meu malvado favorito 2″
“Vidas ao vento”

Documentário em longa-metragem
“The act of killing”
“Cutie and the Boxer”
“Dirty Wars”
“The Square”
“A um passo do estrelato”

Filme estrangeiro
“Alabama Monroe” (Bélgica)
“A grande beleza” (Itália)
“A caça” (Dinamarca)
“The missing picture” (Camboja)
“Omar” (Palestina)

Canção original
“Happy”, de “Meu malvado favorito 2″ – Pharrell Williams (música e letra)
“Let it Go”, de “Frozen: Uma aventura congelante” – Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (música e letra)
“The Moon Song”, de “Ela” – Karen O (música e letra) e Spike Jonze (letra)
“Ordinary Love”, de “Mandela: Long walk to freedom” – Bono, Adam Clayton, The Edge, Larry Mullen Jr. e Brian Burton

domingo, 2 de março de 2014

FUTEVÔLEI EM MUTUM: UMA ALTERNATIVA NO ESPORTE



Estamos redenominando nossa coluna de entrevista DIÁLOGOS AMISTOSOS  para DIÁLOGO DE BASE e estreando aqui no blog esportivo CLAUDIO ESPO... Leia clicando em:

CLAUDIO ESPORTIVO: FUTEVÔLEI EM MUTUM: UMA ALTERNATIVA NO ESPORTE: